R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Bem-vindo ao Fórum Relvadotuga.com. Entra já para esta comunidade Regista-te!

Participe do fórum, é rápido e fácil

R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Bem-vindo ao Fórum Relvadotuga.com. Entra já para esta comunidade Regista-te!
R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

+7
Big_Pimp
Koperwaas
F13
m55
Spieler
zebofas
Catalyst
11 participantes

Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por Catalyst 06.07.08 8:16

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Pinto-da-costa

Biografia

Jorge Nuno Pinto da Costa Costa nasceu no Porto, fruto do casamento de José Alexandrino Teixeira da Costa com Maria Elisa Bessa Lima de Amorim Pinto, que acabariam por divorciar-se poucos anos depois, nasceram outros quatro filhos: José Eduardo, Maria Alice, António Manuel e Eduarda. Jorge Nuno faz a escola primária no colégio Almeida Garrett, tendo simultaneamente aulas particulares de Inglês e Francês. Aos 10 anos vai estudar para o Instituto Nun'Álvares, mais conhecido por Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, um colégio jesuíta. De regresso ao Porto, consegue o seu primeiro emprego aos 19 anos no Banco Português do Atlântico, onde foi colega de Artur Santos Silva. É mais ou menos por essa altura que inicia a sua ligação ao FC Porto como dirigente, mantendo contudo o seu emprego no banco e trabalhando mais tarde como vendedor de tintas e resinas, até passar a dedicar-se a tempo inteiro ao

dirigismo. Publicou em 2005 a sua autobiografia, Largos Dias Têm Cem Anos, com prefácio de Lennart Johansson, presidente da UEFA entre 1990 e 2007. Dedicou-se a lutar pelo Futebol Clube do Porto.

De Adepto a Director

É por influência do tio Armando Pinto, entusiasta de futebol que fora presidente do Famalicão, que Jorge Nuno Pinto da Costa começa a interessar-se por futebol. É o tio quem paga os ingressos do FC Porto x Sporting de Braga, o primeiro jogo a que Jorge Nuno, com 8 anos, assiste no Campo da Constituição, na companhia do seu irmão José Eduardo. Desde então não mais se desligou do clube, nem mesmo quando se encontrava longe do Porto, procurando sempre que possível ouvir o relato das partidas. Quando completa 16 anos, em Dezembro de 1953, a avó materna inscreve-o como sócio do FC Porto.


Após o regresso ao Porto, Jorge Nuno acompanha religiosamente os jogos do clube, sobretudo de futebol e hóquei em patins. Com cerca de 20 anos, é convidado pelo responsável pela secção de hóquei em patins para ocupar o lugar de vogal, e aceita. Em 1962 passaria a chefe de secção, cargo que viria a acumular com o de chefe da secção de hóquei em campo. Em 1967 passa a ser também chefe da secção de boxe, onde conhece Reinaldo Teles, na altura atleta da modalidade.


Em 1969, é convidado por Afonso Pinto de Magalhães a integrar a sua lista para as eleições desse ano como director das modalidades amadoras. Assim, Pinto da Costa assume pela primeira vez um cargo eleito no FC Porto, de 1969 a 1971. No final desse período, apesar de ter sido convidado por Américo de Sá a candidatar-se com ele, recusou o convite por considerar que o novo candidato deveria apresentar-se às urnas com uma lista totalmente renovada.


Em 1976, em conversa com um grupo de amigos e apesar de não se encontrar a desempenhar funções no FC Porto, alguns deles - boavisteiros - provocavam Pinto da Costa por o seu clube ter deixado que o futebolista Amarildo, praticamente contratado, "fugisse" para o Boavista. Em resposta, Pinto da Costa disse apenas que "largos dias têm cem anos", decidindo nesse preciso momento - soube-se mais tarde, aquando da publicação da sua autobiografia - regressar ao dirigismo desportivo. Conversou com o presidente Américo de Sá e comprometeu-se a fazer parte da sua lista nas eleições seguintes como director do departamento de futebol.


Ainda antes das eleições, acertou com José Maria Pedroto, treinador do Boavista, o seu regresso ao FC Porto, onde já havia sido jogador e treinador. Em Maio desse mesmo ano, Pinto da Costa volta a ser dirigente do FC Porto. É com Américo de Sá como presidente, Pinto da Costa como director do futebol e Pedroto como treinador que o FC Porto consegue quebrar, em 1977-78, o jejum de 19 anos sem vencer um campeonato nacional. Apesar disso, o final da década de 70 é um período conturbado para o FC Porto, e Pinto da Costa e Pedroto acabam por deixar o clube em 1980.


Última edição por Catalyst em 11.07.08 10:48, editado 1 vez(es)
Catalyst
Catalyst
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 2288
Clube : Portugal
Pontos : 47
Data de inscrição : 04/05/2008

http://www.relvadotuga.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por zebofas 06.07.08 8:17

Esqueceste-te da parte de presidente a corrupto!
zebofas
zebofas
Craque Do futebol

Número de Mensagens : 898
Clube : Sporting Clube de Portugal
Pontos : 12
Data de inscrição : 21/05/2008

http://www.portugatv.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por Catalyst 06.07.08 8:20

E de Presidente a: campeão portugues, da europa e do mundo.
Catalyst
Catalyst
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 2288
Clube : Portugal
Pontos : 47
Data de inscrição : 04/05/2008

http://www.relvadotuga.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por zebofas 06.07.08 8:21

Catalyst escreveu:E de Presidente a: campeão portugues, da europa e do mundo.
CORUPTO A CORRUPTO A CORRUPTO!
zebofas
zebofas
Craque Do futebol

Número de Mensagens : 898
Clube : Sporting Clube de Portugal
Pontos : 12
Data de inscrição : 21/05/2008

http://www.portugatv.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por Spieler 06.07.08 8:25

Embora corrupto, tem feito um bom trabalho Very Happy
Spieler
Spieler
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 1897
Clube : Benfica
Pontos : -17
Data de inscrição : 20/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por Catalyst 11.07.08 15:54

'Simão? Nem de borla!'

O presidente do FC Porto desmentiu hoje o interesse do clube em Simão Sabrosa para colmatar uma eventual saída de Ricardo Quaresma. Em declarações ao SOL, Pinto da Costa foi esclarecedor: «Esse, nem de borla. Parafraseando o ministro Mário Lino: Jamais!»

À semelhança do que fizera em relação a Cristian Rodriguez, Pinto da Costa volta a desmentir categoricamente o interesse num ex-jogador do Benfica, contrariando os rumores que davam conta de negociações entre o Atlético de Madrid e o FC Porto, a propósito da transferência de Paulo Assunção, que incluiriam a troca dos dois extremos portugueses, Simão e Quaresma.

Simão Sabrosa, de 28 anos, jogou no Benfica durante seis épocas antes de, no Verão de 2007, se transferir para o clube da capital espanhola.


Última edição por Catalyst em 11.07.08 15:59, editado 1 vez(es)
Catalyst
Catalyst
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 2288
Clube : Portugal
Pontos : 47
Data de inscrição : 04/05/2008

http://www.relvadotuga.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por m55 11.07.08 15:58

Eu sou sincero, não gosto do Pinto da costa como pessoa, mas acho que ele é um excelente Presidente e que faz muito bem a sua terefa Wink
m55
m55
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 2015
Clube : Sporting/E. Amadora/Real madrid/Manchester
Pontos : -139
Data de inscrição : 28/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por F13 11.07.08 17:52

m55 escreveu:Eu sou sincero, não gosto do Pinto da costa como pessoa, mas acho que ele é um excelente Presidente e que faz muito bem a sua terefa Wink




Só se for para ti
eu acho que não
são opiniões diferentes
F13
F13
Juvenil

Número de Mensagens : 152
Clube : Benfica
Pontos : -3
Data de inscrição : 21/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por Koperwaas 11.07.08 17:56

m55 escreveu:Eu sou sincero, não gosto do Pinto da costa como pessoa, mas acho que ele é um excelente Presidente e que faz muito bem a sua terefa Wink

Totalmente de acordo.

Koperwaas
Juvenil

Número de Mensagens : 176
Clube : SLBenfica
Pontos : -7
Data de inscrição : 03/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por m55 12.07.08 3:53

F13 escreveu:
m55 escreveu:Eu sou sincero, não gosto do Pinto da costa como pessoa, mas acho que ele é um excelente Presidente e que faz muito bem a sua terefa Wink




Só se for para ti
eu acho que não
são opiniões diferentes

Concerteza temos todos opiniões diferentes, mas asde-me dizer quem é o melhor Presidente em Portugal, por muito má pessoa que ele seija, temos de ser realistas!!

Mas como é obvio não vou descutir opiniões Very Happy

cumps.
m55
m55
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 2015
Clube : Sporting/E. Amadora/Real madrid/Manchester
Pontos : -139
Data de inscrição : 28/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por F13 12.07.08 10:14

m55 escreveu:
F13 escreveu:
m55 escreveu:Eu sou sincero, não gosto do Pinto da costa como pessoa, mas acho que ele é um excelente Presidente e que faz muito bem a sua terefa Wink




Só se for para ti
eu acho que não
são opiniões diferentes

Concerteza temos todos opiniões diferentes, mas asde-me dizer quem é o melhor Presidente em Portugal, por muito má pessoa que ele seija, temos de ser realistas!!

Mas como é obvio não vou descutir opiniões Very Happy

cumps.



Em Portugal não há melhores presidentes
para mim são todos iguais Very Happy
F13
F13
Juvenil

Número de Mensagens : 152
Clube : Benfica
Pontos : -3
Data de inscrição : 21/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por Big_Pimp 12.07.08 11:42

Jamais!

Pinto da Costa desmentiu ontem o eventual interesse em Simão Sabrosa para comaltar a saíde de Quaresma. "Esse, nem de borla. Parafraseando o ministro Mário Lino: Jamais!" disse em declarações ao semanário Sol


in O JOGO
Big_Pimp
Big_Pimp
Craque Do futebol

Número de Mensagens : 849
Clube : FC PORTO
Pontos : -9
Data de inscrição : 04/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por LorDrummeR 14.07.08 18:19

LOOL

Big Pimp, essa notícia já foi postada anteriormente Wink
LorDrummeR
LorDrummeR
Presidente do Núcleo Portista

Número de Mensagens : 3579
Clube : FC Porto / Ac. Viseu
Pontos : 1217
Data de inscrição : 19/05/2008

http://andrepires7fcp.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por Big_Pimp 15.07.08 6:57

LorDrummeR escreveu:LOOL

Big Pimp, essa notícia já foi postada anteriormente Wink

upps...^^ nao tinha visto peco desculpa
Big_Pimp
Big_Pimp
Craque Do futebol

Número de Mensagens : 849
Clube : FC PORTO
Pontos : -9
Data de inscrição : 04/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por antonio 16.08.08 3:00

se o pinta da costa è corrupto,eu pergunto quantos ha em portugal,e em todos os clubes.
agora que è um grande presidene isso è,e homem inteligente è.

antonio
Pré Convocado

Número de Mensagens : 3
Clube : fcporto
Pontos : 0
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por AC_The_Special_One 17.09.08 15:21

so no final s ira dxcobrir a cor do apito...n sera azul,d certeza...
AC_The_Special_One
AC_The_Special_One
Jogador Suplente

Número de Mensagens : 6
Clube : FC Porto
Pontos : 0
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por blitz0 20.09.08 14:02

AC_The_Special_One escreveu:so no final s ira dxcobrir a cor do apito...n sera azul,d certeza...

Como é que podes ter tanta certeza ?
blitz0
blitz0
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 1865
Clube : Benfica/Bordéus/Man.Utd
Pontos : -16
Data de inscrição : 05/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa Empty Re: [Presidente] Jorge Nuno Pinto da Costa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos