R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Bem-vindo ao Fórum Relvadotuga.com. Entra já para esta comunidade Regista-te!

Participe do fórum, é rápido e fácil

R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Bem-vindo ao Fórum Relvadotuga.com. Entra já para esta comunidade Regista-te!
R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diário de Dáuto Faquirá

Ir para baixo

Diário de Dáuto Faquirá Empty Diário de Dáuto Faquirá

Mensagem por VitóriaFC 18.07.08 5:42

DIÁRIO DE FAQUIRÁ- Iniciativa do Jornal Ojogo

DIÁRIO DE FAQUIRÁ: "O jogo vai começar"

DIA 14 DE JULHO, O 1º DIA:
São 7 da manhã e acordo sem despertador! O jogo vai começar... Sou nesta altura um treinador cuja missão é construir, um grupo que jogue e lute por um objectivo comum; uma equipa que pense e jogue futebol rápido em grupo. Parece fácil. Lavo a cara, olho-me no espelho e vejo o sonho que quero, a equipa que desejo: que tal uma equipa forte, inteligente, rápida, capaz de se sacrificar por objectivos comuns? É esta equipa com que sonho. Todo o grupo terá de trabalhar para o conseguir ser. Tal como o agricultor, o engenheiro, o escritor e o poeta, é preciso semear, colocar a primeira pedra, escrever a primeira prosa e os primeiros versos para que existam os frutos, os poemas. Chego a Setúbal e encontro-me com aquela que vai ser a minha equipa, o meu grupo, a minha escrita.Muitos vitorianos esperam-nos com os olhos que espelham o verde da esperança, mas também do esforço que acreditam podermos dar ao serviço do Vitória. Almoçamos, treinamos e jantamos na Quinta do Pinheiro. Um espaço ideal para descansar, passar uns dias de férias, ou simplesmente como nós - um espaço de trabalho ideal para construir a equipa. Conhecermo-nos e comunicarmos são os nossos primeiros objectivos. Um forte abraço a todos os leitores do jornal O JOGO e a todos os vitorianos.

fonte: O JOGO.




DIÁRIO DE FAQUIRÁ
O primeiro princípio


Segundo dia de trabalho. Vamos novamente entrar em acção. Hoje é preciso que a bola rode para a frente, na direcção da baliza. Desde 1910, ano da fundação do Vitória, que todas as pedaladas neste clube são para a frente. São os jogadores que jogam - penso. Quero que o façam com correcção e se ainda conseguirem, que sejam elegantes. Nada melhor do que os campos férteis de Valado de Frades para introdução da minha filosofia de jogo e de treino. É o momento exacto para dizer aos leitores de O JOGO e também aos adeptos do Vitória, que jogar rima com partilhar, rima também com ganhar. E ganhar, ter sucesso, significa, nesta altura, ser capaz de respeitar o meu colega de equipa. Como? Passando-lhe a bola sempre que tiver uma linha de passe aberta, ofensiva, mas, se for o contrário, esse meu colega de equipa far-me-á exactamente o mesmo. Ora, isso para mim, é ganhar. É também ganhar sempre que um colega perde a bola e quem está mais perto ajudar a recuperá-la. É o meu primeiro princípio: o do respeito por todos os companheiros. Só assim, entendo, poder existir rendimento, afinal de contas, o nosso grande objectivo.



DIÁRIO DE FAQUIRÁ
Por entre o nevoeiro


16 Julho, dia 3. Ao terceiro dia, manhã de nevoeiro. Nesta terra, que foi de reis e rainhas, é assim mesmo. Será que vai ser desta que aparece el-rei D. Sebastião? Dirijo-me ao treino, com vontade de saber se é sonho, ou se o sonho é a própria realidade. Envio e recebo as primeiras mensagens ao grupo: o meu exemplo começa pelas acções ofensivas - "recepção de bola em movimento" - que repetirei mais tarde. "Passe rápido, ainda mais rápido." Nas acções defensivas, a marcação e as coberturas. "Nas laterais, quero uma cobertura ao homem que vai pressionar a bola; pelo centro, quero duas coberturas… a noção de zona", insistirei, adiante. Eles começam o treino, e D. Sebastião não aparece. Entretanto, o Sol começa a brilhar, e o nevoeiro evapora-se. Olho para norte, vejo subitamente um vulto dirigindo-se para mim. Consigo descortinar os primeiros contornos, a figura parece ter algumas semelhanças físicas com as de D. Sebastião, mas não é. Aí vem companheiros! Temos o grupo quase completo. Esse é agora o nosso próximo objectivo. Cumprimentamo-nos; ele simplesmente sorri… Tal como, sabia eu, que el-rei faria, quando eu o conhecesse e cumprimentasse… Bem-vindo, Leandro Lima. Convidamos-te a seres um dos nossos! Junta-te a nós.



DIÁRIO DE FAQUIRÁ
Jogar dói


17 de Julho, dia 4. Ontem, ao final da tarde, defrontámos o nosso primeiro adversário. Os jogadores prepararam-se para a primeira competição. Ouviram as minhas indicações. Todos deram o seu melhor. A diferença no resultado final a nosso favor, de três golos, correspondeu ao comportamento colectivo que manifestámos em campo. Pela primeira vez, vamos percebendo que respeitar um adversário significa, para mim, e em primeiro lugar, vencê-lo, independentemente do seu nome. Neste jogo de futebol actual, exige-se cada vez mais capacidade de luta, inteligência, trabalho e decisões tomadas em equipa, num regime de aceitação do outro, dos outros. Sem vaidades. Por isso, neste jogo é difícil atingir a perfeição. E também é difícil porque, tal como ontem aconteceu, existem momentos que nós não conseguimos controlar. A três minutos do final do jogo, numa jogada puramente acidental, o nosso Danilo Portugal chocou com um adversário e caiu. E vi-o no chão, com as duas mãos sobre a face. Dirigi-me a ele e vi imediatamente o seu ar de dor. A nossa primeira baixa. Sentimos o que lhe vai na alma. Preocupa-te só em recuperar bem. Todos vamos ajudar-te! Afinal de contas, jogar também dói…
VitóriaFC
VitóriaFC
Escolinha

Número de Mensagens : 66
Clube : vitoria
Pontos : -3
Data de inscrição : 02/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos