R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Bem-vindo ao Fórum Relvadotuga.com. Entra já para esta comunidade Regista-te!

Participe do fórum, é rápido e fácil

R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Bem-vindo ao Fórum Relvadotuga.com. Entra já para esta comunidade Regista-te!
R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marítimo nas Competições Europeias

Ir para baixo

Marítimo nas Competições Europeias Empty Marítimo nas Competições Europeias

Mensagem por danyro 05.09.08 11:16


Historial das cinco presenças uefeiras já concretizadas pelo Marítimo
De Antuérpia a Valência...
1992/93, 1993/94, 1997/98, 2000/01, 2003/04 e 2007/08. Parece confuso mas não é… Estes são os anos em que o Marítimo conseguiu o apuramento para uma competição europeia, representando sempre o país na Taça UEFA. E com grandes adversários pelo meio como a poderosíssima squadra da Juventus que o Marítimo quase fez tombar…

Marítimo nas Competições Europeias 6_104053

Em vésperas de cumprir a sua sexta presença numa competição europeia, e já sabemos que caíu em sorte o todo poderoso Valência, e de as hipóteses teóricas de seguir em frente serem reduzidas, Lori Sandri e seus pares têm a hipótese de acrescentar algo mais à história da colectividade fundada no ano de 1910.
E para o caso em apreço, bastaria tão só, imagine-se, o Marítimo repetir a “graça” da segunda eliminatória de 1994/95 da UEFA quando apanhou pela frente a fortíssima squadra italiana da Juventus e, mesmo perdendo os dois jogos tangencialmente, acabou por efectuar duas grandes exibições a ponto de, a haver justiça no futebol, os transalpinos não merecerem ganhar. Nem nos Barreiros (0-1) com Fabrizio Ravanelli a marcar o solitário golo, após brilhante solicitação de outra vedeta: Roberto Baggio, o mesmo se podendo falar relativamente a Turim. Aí, embalado pela anterior e excelente performance, o Marítimo teve o desplante de, no próprio Delle Alpi, perder novamente por margem tangencial (2-1) e a obrigar a “Juve” a ter de se empregar a fundo para não ser surpreendida.
E nem mesmo a arbitragem infeliz desse jogo reduziu a forma brilhante como o Marítimo se apresentou. Se, efectivamente, dizíamos, os verde-rubros apresentassem com o Valência um comportamento semelhante na edição deste ano poder-se-ia concluir que, afinal, ainda se arranjaria um cantinho para relevar uma derrota…. A odisseia europeia é feita de seis vitórias madeirenses, dois empates e seis derrotas, 9 golos marcados e 11 sofridos.

Frango de Bizarro na “ementa” de Antuérpia
A aventura começou na época de 93/94 e no Estádio Bousil. O Marítimo, sob a égide do brasileiro Edinho, antigo jogador e internacional do escrete canarinho e que chegou à Madeira no mesmo avião do central e compatriota Wilson Gottardo, teve o seu baptismo europeu na Bélgica com o Royal Antuérpia. Perdeu por 2-0, ficando na retina aquele segundo golo de fora da área, um frango enorme por entre as pernas de Bizarro, actual técnico do Caniçal, se bem que, é certo, traído pelo estado do relvado. Na segunda mão e ao intervalo os belgas já haviam acrescentado mais dois golos no conjunto da eliminatória. O venenoso avançado Claesen era ponto de referência. Restava a dignidade e empatou-se o jogo, marcando até um golo de canto directo, convertido pelo médio Vado… No ano seguinte, contudo, haveria mais futebol de nível europeu. O Marítimo não só consegue a presença consecutiva em dois anos como passa, pela primeira vez, à segunda eliminatória da competição, após ter ultrapassado os suíços do Aarau. Ao nulo helvético a 13 de Setembro de 2004, num jogo em que o brasileiro Gustavo foi expulso, dá-se a vitória nos Barreiros por 1-0. Uma cabeçada de Paulo Alves, ao minuto 62, carimbou o passaporte para a fase seguinte. E é nesta altura que se cruza no caminho o já anteriormente citado Juventus com o Marítimo a ser orientado por um técnico (Paulo Autuori) que não admitia qualquer tipo de subalternidade, fosse com quem fosse…daí resultando grandes jogos e grandes espectáculos.

Carlos Pereira entra a vencer
Três anos volvidos o Marítimo volta a entrar no…mundo do futebol, agora sob a liderança do actual presidente Carlos Pereira, com as anteriores edições a estarem por conta de Rui Fontes. E conhece, a abrir, os ingleses do Leeds United que libertam uma energia negativa. Expliquemos: os ingleses não só vencem a eliminatória (0-1 em Elland Road e 1-0 no Funchal) como materializam o triunfo na lotaria das grandes penalidades (4-1). E como dois azares não vêm sós até fica marcado novo reencontro para três anos depois para um outro desaire insular: mais uma vitória caseira (1-0) e nova derrota em terras de sua majestade por números expressivos 3-0 e com Jimmy (ex-Boavista e ex-Campomaiorense, lembram-se?) a estabelecer a diferença. Na pré-eliminatória, refira-se, o Marítimo havia batido o FK Sarajevo, vencendo as duas mãos, uma proeza nunca antes conseguida. E são as mesmas grandes penalidades que despedem o clube da UEFA, vencendo o forte Glasgow em casa (1-0) e a perder no inferno escocês por 1-0 e 4-2 nos pontapés da sorte. Que, sem dúvida, será necessária para o confronto que se segue. Até Valência…!
JORNAL DA MADEIRA
danyro
danyro
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 1242
Clube : Porto
Pontos : 1
Data de inscrição : 04/05/2008

http://naodizesnada.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos